Por meio de coleta e análise de dados em tempo real é possível gerar uma visão mais ampla e detalhada de seus negócios, assim podem incluir novos mercados, produtos e serviços em potencial. Também, por ferramentas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, as empresas podem criar sistemas que tomem decisões de forma independente. Business Intelligence (BI) é um conjunto de técnicas alinhadas com aplicações para coletar, integrar, analisar e acessar dados para auxiliar na tomada de decisões em negócios.
A partir dos dados coletados, essas informações são processadas e, posteriormente, armazenadas em data warehouses, na nuvem, em aplicativos e em arquivos. Depois que já estão armazenados, os dados ficam disponíveis para dar início ao processo de análise. Então, o BI compreende todo esse processo que coleta e converte os dados brutos em informações importantes e, principalmente, inteligíveis. A ênfase no valor e no impacto que o resultado desses dados pode gerar torna essas informações fundamentais para auxiliar na tomada de decisões estratégicas nas organizações. É aí que entra o Business Intelligence (BI), como uma ferramenta essencial para coletar dados e, principalmente, para transformá-los em insights relevantes para a estratégia do negócio.
Tendências Business Intelligence
Para obter informações sobre como cancelar o recebimento, além de nossas práticas de privacidade e compromisso de proteger sua privacidade, confira nossa Política de Privacidade. A plataforma ajuda sua empresa a integrar dados, explorar o potencial do Big Data, processar informações, gerenciar a entrada de insights e realizar toda governança para maior proteção das informações. Após entender os objetivos do seu negócio, é preciso buscar a ferramenta para business intelligence que mais se adeque à sua empresa. Com essas informações em mãos, a equipe de vendas e a área de marketing conseguiram direcionar suas ações de maneira mais assertiva. Na área de vendas, uma empresa de varejo pode utilizar o BI para compreender dados de vendas que indiquem tendências de comportamento de compra do cliente. Uma das principais vantagens do business intelligence é que toda e qualquer organização pode utilizar os dados para transformar suas operações.
Business intelligence: o que é a BI, como funciona e aplicações
A comissão técnica utilizou o BI para levantar informações sobre o desempenho dos jogadores e se basear nisso para tomar as suas decisões. Essas informações geradas pelo BI ajudam a identificar problemas, riscos e oportunidades para uma empresa. Até pouco tempo atrás conhecido como Google Data Studio, o Google Looker Studio é outra solução completa de Business Intelligence. O diferencial dela está na capacidade de personalização das informações que ela oferece, além da facilidade em customizar as formas de exibição dos relatórios.
Diferenças entre BI e Big Data?
E é exatamente por essa funcionalidade que essa ferramenta precisa ser utilizada para coletar, analisar e interpretar dados empresariais em qualquer nível de escala. Sendo assim, o BI nada mais é do que um conceito que visa contribuir para a transformação das empresas em negócios data-driven. Ou seja, que utilizam os muitos dados e informações gerados por elas próprias para facilitar as decisões que devem ser tomadas. A fim de analisar e entender quais estratégias devem ser adotadas para aumentar receita, os dados coletados power bi git integration virão de investimentos, vendas e custos de produção, por exemplo. Cada processo, atividade, rotina e forma de comunicação podem ser trabalhados para alcançar melhores resultados e obter maior vantagem competitiva – um passo além para as empresas se reinventarem, tanto interna como externamente. À medida que se coleta e armazena novos dados, também se atualizam a visualização e a análise para refletir informações mais recentes.Assim, as organizações podem se adaptar e tomar decisões a partir de informações em tempo real.
Entenda o que é Business Intelligence, alguns exemplos, como ele funciona e a sua importância para as empresas. Os dados são criados por um número cada vez maior de coisas, comumente chamadas de dispositivos. Cerca de cinco anos atrás, alguém disse que 90% dos dados do mundo foram gerados pelos dois anos anteriores. Outras ferramentas de BI bastante utilizadas são o Tableau, Adobe Analytics e o IBM Watson Analytics. É interessante destacar também que, entre as ferramentas de Business Intelligence, é possível optar por alguma que tenha um foco específico, por exemplo, KPI (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho).
Você pode criar aplicativos uma vez e distribuí-los em qualquer lugar, tudo em seu telefone ou tablet. Sua solução de BI deve ser fácil de navegar com recursos de apontar e clicar ou arrastar e soltar. Ela deve ter algum tipo de painel com acesso intuitivo e interativo às informações, e oferecer navegação guiada passo a passo e funcionalidade integrada para que a personalização não seja necessária. Ela deve oferecer aos usuários a opção de realizar uma tarefa por conta própria ou empregar a automação para executá-la. Uma solução de BI deve ser de fácil acesso para os usuários de toda a empresa, estejam eles no escritório, trabalhando remotamente ou em trânsito.
O processo de comparação de dados e geração de relatórios possibilita que você analise os cenários com maior eficiência e exatidão. O business intelligence é um forte aliado ao transformar um volume alto de informações em vantagens para o desenvolvimento do negócio. Um conceito que visa buscar na leitura de dados do negócio e do mercado respostas para questões restritas à empresa. Ao lançar o novo Fiat Uno, em 2011, a empresa realizou diversas pesquisas de mercado, que foram analisadas com o auxílio de ferramentas de BI. Ou seja, sua empresa passa a atuar baseada em inteligência assertiva, uma realidade onde nem todas as decisões são holísticas, mas fruto de uma leitura analítica do mercado. Hoje, é um conceito extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação.
Com ela, essas empresas têm a chance de melhorar a análise dos seus serviços, extrair dados sólidos por meio de ações automatizadas e manter um alto nível de segurança para as informações que detêm. Isso é relevante, pois as informações são extremamente confiáveis, sem correr o risco de dados importantes passarem despercebidos ou ter resultados adulterados por manuseio incorreto dos databases. Uma vez que você melhora seu conhecimento sobre as áreas internas e externas de maior importância para o seu negócio, é possível utilizar esses dados para embasar decisões estratégicas capazes de assegurar o sucesso da sua operação.
Business Intelligence é o processo de coleta, armazenamento e análise de dados, transformando informações brutas em insights valiosos para um negócio. Desde o monitoramento do comportamento do consumidor até temas relacionados ao financeiro de uma empresa, tudo pode ser analisado por uma plataforma de BI. O principal objetivo do Business Intelligence é ajudar empresas na melhor tomada de decisões com foco em dados para ações corporativas mais assertivas. Com base em informações — internas e externas — o negócio direciona seu planejamento estratégico, sem depender da “tentativa e erro”. O business intelligence é responsável por utilizar estrategicamente dados nas organizações a partir da coleta, tratamento e análise de todo e qualquer tipo de informação relevante, possibilitando as melhores decisões para os negócios. A definição dada anteriormente deixou claro que o objetivo desse processo é gerar informações reais, baseadas na captação e na análise de dados, que têm como foco ajudar nas tomadas de decisões.
Então, o desafio é saber o que deve ser coletado para evitar desperdício de tempo e esforços. O Business Intelligence (BI) é um conceito que já vem sendo praticado há alguns anos no mercado, mas que ganhou força recentemente, diante dos avanços obtidos na área de Tecnologia da Informação. Trata-se de uma questão que potencializa a estratégia do negócio e permite que a tomada de decisão seja mais inteligente. O sistema conta com dashboard e indicadores que facilitam o entendimento sobre a atuação da sua empresa, além de permitir a extração de insights riquíssimos que vão ajudar a direcionar as decisões do seu negócio. A partir disso, a coleta e análise de dados qualificados pode focar na execução do projeto e no nível de prontidão dos técnicos da fábrica.