As plantas freqüentemente enfrentam vários problemas ambientais causados pelo homem. Por exemplo, a monocultura empobrece o solo , a poluição deste com elementos químicos mais pesados, os incêndios florestais ou o desmatamento para fins industriais (para madeira, papel ou solo cultivável). Vistas dessa forma, as plantas são o mecanismo de resfriamento do planeta . Explicamos tudo sobre as plantas, sua classificação, peças, reprodução e outras características. Segundo o botânico alemão Matthias Schleiden, todas as plantas possuem células, portanto são consideradas seres vivos.
As plantas com sementes são aquelas que se reproduzem através da formação de sementes. Essas sementes podem ser protegidas por frutos, como é o caso das angiospermas, ou não, como é o caso das gimnospermas. As plantas com sementes são as mais comuns e diversificadas, incluindo árvores, arbustos, flores e gramíneas.
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos. O processo de formação da glicose se dá através de reação química, e esta, somente é possível devido à transformação da energia solar em energia química. As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. A planta é um organismo fotossintético e autotrófico, caracterizada por células vegetais.
Isso produz mais energia e a planta usa essa energia para formar um componente chamado ATP. Na fotossíntese, as plantas e outros organismos fotossintetizantes conseguem converter a energia solar em energia química. Ao ser consumida, a energia acumulada pelos produtores passa para o próximo nível trófico. Desse modo, podemos concluir que, para um ecossistema funcionar adequadamente, esse depende da captura de energia solar e sua conversão para a biomassa dos organismos fotossintetizantes. Nas reações luminosas, inicialmente a energia luminosa entra no fotossistema II, onde é aprisionada e levada até as moléculas de clorofila P680 do centro de reação.
Na dieta dos seres humanos, as fibras são importantes para o bom funcionamento dos intestinos. Nós e os demais seres vivos somos considerados heterotróficos, ou seja, organismos não fotossintetizantes. Por isso, é muito importante preservar as plantas, pois sem elas não teremos oxigênio e consequentemente, não conseguiremos viver. As raízes são essenciais para a fixação da planta, como em lugares aquáticos ondes plantas flutuantes utilizam as raízes para se fixarem na encosta ou fundo do rio.
Glicose
São divididas em inferiores e superiores não por serem melhores ou piores entre si, mas devido importantes processos evolutivos. Portanto, as plantas são classificadas de acordo com sua complexidade e surgimento de novos atributos, como semente, flor e fruto. Assim, os sais minerais e a água são conduzidos das raízes até as folhas e a matéria orgânica produzida nas folhas é transportada dentro do caule até as raízes. Além disso, é no caule que são produzidos alguns hormônios vegetais e podem crescer rentes ao solo, sem apresentar estruturas verticais.
Nas reações de fixação do carbono, o NADPH e o ATP produzidos anteriormente nas reações luminosas são usados para reduzir o dióxido de carbono a carbônico orgânico. Após o crescimento inicial, as plantas estão prontas para florescer e reproduzir. As flores são verdadeiras obras de arte da natureza, com cores vibrantes e formas encantadoras. Elas atraem insetos e outros polinizadores, que ajudam na transferência do pólen entre as flores. Esse processo é fundamental para a reprodução das plantas, garantindo a formação de sementes e a continuidade de suas espécies. Assim como nós, as plantas também passam por diferentes fases ao longo de suas vidas.
Flores
Seu ciclo de vida é uma verdadeira obra de arte da natureza, repleta de transformações e momentos mágicos. Compreender esse ciclo é essencial para valorizarmos a importância das plantas em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. Existem diversos tipos de plantas, que podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios.
Além disso, as plantas são diferentes umas das outras com níveis de complexidade diferente. Dessa forma, algumas plantas podem não conter todos os elementos constituintes descritos anteriormente. As moléculas de PGA são então reduzidas a seis moléculas de gliceraldeído 3-fosfato (PGAL). O ganho do ciclo de Calvin então é de uma molécula de PGAL, a qual servirá para a produção de sacarose e amido.
Entenda o Ciclo de Vida de uma Planta do Começo ao Fim
Essas reações acontecem nas organelas da plantas chamadas de cloroplastos. A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol. Esses dois processos são possíveis porque na superfície da folha existem estruturas chamadas de estômatos, que se abrem e fecham, permitindo a entrada e saída de gases e água da planta. Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta. A clorofila também absorve a luz do sol para que a fotossíntese aconteça.
Quando observamos o reino Plantae, notamos que ele é composto por organismos bastante diferentes. Algumas plantas, por exemplo, apresentam tamanho de poucos centímetros, como os musgos, enquanto outras, como a sequoia, podem atingir mais de 80 metros de altura. Além da diferença de tamanho, esses seres vivos diferenciam-se pela presença ou não de tecidos condutores, pela presença ou não de flores, pelas diferenças entre suas cores, e por outras características. As Angiospermas representam o grupo de plantas mais bem adaptado e evoluído da natureza. Possuem flores, frutos e sementes, além de vasos condutores de seiva, além de uma gama de substâncias químicas de interesse medicinal. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência.
Existem diferentes tipos de raízes, mas de modo geral, há uma raiz primária principal e várias ramificações que são as raízes laterais. As folhas podem ser classificadas suporte para pendurar plantas de acordo com a disposição do limbo, que é a parte mais conhecida da folha. Assim, ela pode ser simples ou composta, como os trevos e as folhas de palmeiras.