Como a Clara Transformou a Gestão de Gastos em 2025 com Inteligência e Automação

Home » Como a Clara Transformou a Gestão de Gastos em 2025 com Inteligência e Automação

A eficiência operacional depende diretamente da capacidade da empresa de controlar esses custos sem comprometer a qualidade do serviço. Por fim, uma gestão de frotas eficaz requer a integração de todos esses elementos em um sistema coeso que permita a análise de dados e a tomada de decisões informadas. O uso de software de gestão de frotas pode centralizar essas funções, facilitando o gerenciamento e a otimização de todo o processo. Inclusive, o uso de dados financeiros e Controle de despesas corporativas operacionais de forma estruturada garante maior controle da operação. Mais do que simplesmente coletar informações, o diferencial está em saber interpretar esses números. Nele, os dados deixam de ser apenas relatórios estáticos e passam a orientar ações concretas tanto no curto quanto no longo prazo.

A fim de evitar que sua empresa sofra os impactos de uma má gestão, talvez seja o momento de investir em um sistema de gestão de despesas completo que ofereça integração com qualquer ERP, RH ou CRM do mercado. Antes, a falta de visibilidade e de um controle em tempo real dos gastos corporativos comprometia a capacidade competitiva da empresa, seja pela falta de insumos ou por tomadas de decisões não tão assertivas. Afinal, processos automatizados aceleram o registro, a aprovação e a análise das despesas, liberando tempo para tarefas mais estratégicas.

Além disso, soluções como chatbots e assistentes virtuais baseados em IA simplificam a comunicação entre equipes financeiras e gestores, garantindo informações rápidas e precisas. Ferramentas de IA conseguem analisar volumes massivos de dados em tempo real, identificar anomalias e sugerir estratégias para reduzir custos ou aumentar a rentabilidade. Segundo a Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), empresas que utilizam ferramentas tecnológicas para monitoramento financeiro reduzem em até 40% as perdas causadas por fraudes. Portanto, utilize o Paytrack para acabar com os gargalos encontrados na gestão de despesas corporativas da sua empresa.

As companhias que abastecem um negócio são parceiras vitais e estreitar relacionamentos com as que são confiáveis é essencial para o bom andamento da sua empresa. Deixar de pagar prestadores de serviços, parceiros de negócio, fornecedores, funcionários, entre outros agentes envolvidos nas operações da companhia afetam seriamente a imagem da marca. Para isso, é preciso saber o que e quanto a empresa precisa gastar para se manter por mês. Também devem ser analisadas quais despesas são supérfluas e quais podem ser reduzidas. Aqui, vale destacar que tomadas de decisão baseadas em dados geram resultados muito mais expressivos e satisfatórios.

Também são iniciativas que promovem o bem-estar e reduzem custos relacionados ao absenteísmo. Uma pesquisa da Mercer Marsh revelou que 84% das organizações brasileiras mantiveram o trabalho híbrido após a pandemia – uma escolha que reflete as preferências dos profissionais, especialmente os da geração Z. É um modelo que ajuda empresas a economizarem recursos enquanto oferecem maior qualidade de vida aos funcionários. Para aproveitar ao máximo as inovações no mercado, também precisamos conhecer os tipos de ferramentas disponíveis e entender qual se encaixa melhor com a realidade do seu negócio.

  • A Inteligência Artificial (IA) e o Big Data também estão começando a desempenhar papéis fundamentais na gestão de frotas.
  • Sem uma ferramenta adequada, fica complicado antecipar gastos como reembolsos emergenciais, viagens corporativas não planejadas ou manutenção de equipamentos.
  • Uma pesquisa da Mercer Marsh revelou que 84% das organizações brasileiras mantiveram o trabalho híbrido após a pandemia – uma escolha que reflete as preferências dos profissionais, especialmente os da geração Z.
  • Isso porque esse processo faz parte do gerenciamento financeiro que acompanha, calcula e otimiza o dinheiro disponível para que ele seja bem investido e gere retorno, ou seja, lucros para a companhia.
  • O gerenciamento eficiente dessas frotas não só otimiza custos operacionais, mas também melhora a segurança, a conformidade regulatória e a sustentabilidade ambiental.

Contamos com um atendimento 100% humanizado e nosso time de especialistas fica totalmente à disposição dos gestores para realizar negociações com fornecedores e revisão de políticas. Porém, apesar da crescente cobrança por parte dos viajantes, muitos gestores ainda enfrentam dificuldades na adoção de práticas sustentáveis. Uma estratégia para avançar nesse sentido é identificar oportunidades junto ao board da empresa e criar ações colaborativas. Quando a empresa oferece ingressos para shows, descontos em serviços de streaming e acesso a eventos esportivos, ela mostra que valoriza o lazer de seus colaboradores. São iniciativas que ajudam a aliviar o estresse e fortalecem o vínculo dos profissionais com a organização.

Além de acelerar o processo, a IA aumenta a assertividade da análise e reduz o tempo gasto com validações manuais. Outra vantagem é a configuração personalizada dos cartões, respeitando a política de gastos das empresas, como limites preestabelecidos, tipos de despesas permitidas e até mesmo horários para utilização. A hierarquia do sistema também possibilita níveis de acesso diferenciados de acordo com o cargo do colaborador. São mais de 160 funcionalidades executadas diretamente pelo gestor da empresa, como adquirir cartões, fazer transferências instantâneas, categorizar despesas, gerar relatórios e configurar uma política de gastos.

Em relação ao tema de cultura e gestão da mudança, 64% das empresas brasileiras dizem dedicar esforços classificados como significativos à gestão formal da cultura organizacional. A maioria das organizações (77%) permite o trabalho híbrido – prática que, para 21% dos entrevistados, tem impacto muito significativo. Além disso, 85% das empresas acreditam que sua cultura atual favorece a execução da estratégia de negócios.

Quando mal administrados, esses gastos podem se tornar um grande problema, especialmente em momentos de crise. O estudo indica também uma tendência de maior mensuração e acompanhamento dos processos de RH. Embora ainda não seja uma prática amplamente aplicada, 29% das empresas estão utilizando indicadores (KPIs) para a gestão da cultura e 14%, para a gestão da mudança. Isso sugere uma orientação em direção a uma abordagem mais orientada a dados na área de recursos humanos, alinhada com as demandas estratégicas das organizações modernas.

Visibilidade financeira em tempo real

O futuro da gestão de gastos corporativos no Brasil

Seja separado por departamento, ou não, é essencial fazer uma análise de custos empresariais pontual. Entretanto, ainda que existam dicas e parâmetros como esses que podem ser seguidos, não são raras as vezes que os gestores e sua equipe cometem erros no gerenciamento de custos. Afinal, quanto mais gastos o negócio tem, maior é a parte do rendimento que precisa ser direcionado para cobri-los. Isso diminui a lucratividade para os sócios e o percentual de receita que pode ser reaplicado na companhia para ajudar no seu crescimento.

Vale cesta básica: é a melhor opção de benefício para os colaboradores? Entenda!

Portanto, utilizá-la é um elemento essencial para empresas que desejam se destacar no mercado. A análise de dados financeiros por meio de ferramentas de business intelligence (BI), como o Power BI, permite transformar grandes volumes de dados brutos em informações estratégicas e acionáveis. Elas são ideais para empresas que operam com e-commerce, assinaturas ou pagamentos recorrentes, pois permitem a integração com sites, aplicativos e sistemas de gestão financeira. Os softwares de controle de despesas, como a Payfy, têm como foco o gerenciamento preciso dos gastos corporativos e, no nosso caso, também oferecem cartão corporativo integrado. Essa integração facilita o planejamento estratégico, melhora a eficiência operacional e proporciona uma visão 360º das operações da empresa, garantindo decisões mais rápidas e baseadas em dados confiáveis.

Contratação errada: como evitar esse problema que pode custar caro a sua empresa

Mas essa evolução exige uma mudança de mentalidade para abraçar uma nova gestão financeira. Automatize pagamentos, conciliações e controle de despesas com cartões virtuais e contas centralizadas. Entre as vantagens do PagCorp na gestão de gastos corporativos estão a agilidade e a autonomia oferecidas aos colaboradores e equipes nas compras e pagamentos em nome da empresa.

Isso inclui a adoção de veículos elétricos, mas também a otimização de rotas para reduzir o consumo de combustível e a implementação de tecnologias que monitoram e minimizam as emissões de cada veículo da frota. Embora a gestão de frotas ofereça muitas vantagens, também apresenta desafios significativos. Gerenciar uma frota envolve despesas substanciais com combustível, manutenção e seguros.