EAD e mercado de trabalho: a educação a distância é cada vez mais valorizada

Home » EAD e mercado de trabalho: a educação a distância é cada vez mais valorizada

Nos termos da lei, não há nada que diferencie ensino EAD e presencial a respeito da validade. Já vai longe o tempo em que o ensino a distância era considerado ineficiente ou pouco confiável. O primeiro deles é o valor do curso, geralmente mais em conta na modalidade EAD. Assim, você pode trocar experiências, dicas de estudo e interagir com pessoas que estão passando pelo mesmo processo que você.

Como se pode observar, essa autora considera que o professor, para poder atuar nessa modalidade de ensino precisa possuir as competências necessárias, que não são poucas. Para finalizar, Kenski (2013, p. 118) chama a atenção para o fato de serem criados cursos a distância utilizando tecnologias modernas, mas com práticas pedagógicas velhas, obsoletas, o que seria um desserviço à nossa educação. Como se observa, Nóvoa (2010) fala da importância da presença do ser humano no processo educativo, presença essa que não é substituída pela tecnologia, por mais avançada que seja ou esteja, e tão presente em nossa sociedade. A educação precisa de pessoas que interajam, que conversem, que deem exemplos, que inspirem, que passem ou transmitam experiências de vida.

Por Que os Cursos Online São Cada Vez Mais Importantes?

Conteúdo

É o caso das engenharias que, em razão da exigência por aulas em campo ou laboratório, precisam de uma infraestrutura mais completa. O Cursos de direito online MEC disponibiliza a consulta online – basta informar o código de autenticação do diploma e o CPF do aluno. Portanto, além de saber se o curso tem validade, não deixe de pesquisar sobre a sua credibilidade e se o diploma tem realmente peso na hora de buscar uma oportunidade.

Essa presença expressiva de pessoas que não contam com bolsas ou são financiadas por pais ou familiares levanta a questão da flexibilidade, principalmente em relação a horários. Embora o fator preço pese contra o ensino presencial, há casos em que essa é a única modalidade possível. Afinal, as instituições de ensino deixam de arcar com as instalações e pessoal de apoio, entre outros custos pesados. De qualquer forma, é sempre válido sondar o mercado antes de se matricular, a fim de saber o peso do diploma de uma instituição entre as empresas.

“A captação do EaD já é, hoje, maior que a dos cursos presenciais no Brasil. Nas projeções de consultorias em educação, o número de EaD deve ultrapassar o do presencial nos próximos anos. O ensino EaD é uma realidade consolidada no setor educacional brasileiro como principal alternativa de quem quer estudar e não possui disponibilidade de tempo ou condições financeiras para pagar um curso presencial.

Por isso, antes de buscar um curso, vale recorrer à boa e velha pesquisa de mercado, a fim de encontrar as mensalidades mais em conta. Por demandar uma infraestrutura muito mais enxuta, via de regra os cursos EAD são mais baratos que os presenciais. Esse é o quesito em que uma análise superficial da instituição de ensino pode cobrar um preço alto demais. Há também as aulas ao vivo que, se não têm o “calor humano” das presenciais, são tão eficazes pedagogicamente quanto as lições em sala de aula.

O que é segurança pública e qual sua importância? Veja!

De acordo com o Censo EAD.BR, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a expectativa de 82% dos respondentes é que as matrículas em cursos online corporativos devam aumentar nos próximos anos. Assim como cada empresa possui metodologia própria, as instituições de ensino superior possuem seus roteiros de aplicação metodológica. Um fator em comum entre elas é a integração de diversas frentes tecnológicas, como jogos, vídeos, apostilas, transmissões ao vivo, fóruns e palestras, entre outros.

Nesse período, a modalidade teve um acréscimo de 23,3% (24,2% em instituições privadas), enquanto o ingresso em graduações presenciais reduziu 16,5%. O comparativo confirma a tendência de crescimento do ensino a distância ao longo do tempo. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em EaD ultrapassou o de estudantes que iniciaram a graduação presencial, no caso das instituições privadas. Nessa rede de ensino, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos. Não há sala de aula física para jogar conversa fora, não há intervalo para reunir amigos e ir para o bar.

Por outro lado, Moreno salientou que a supervisão, a regulação e a avaliação “passam a ser essenciais para induzir à melhoria dos cursos”, disse. “É um momento muito propício para essa reflexão, considerando o diagnóstico apresentado pelo censo”, acrescentou. A série histórica da pesquisa indica, ainda, que as duas pontas da ferradura — ensino presencial e a distância — tendem a se afastar cada vez mais. Entre 2020 e 2021, o aumento de ingressantes nos cursos superiores foi ocasionado, exclusivamente, pela oferta de EaD na rede privada.

Ambiente Virtual

Como a maneira de ensinar e aprender através da internet é diferente, é normal que várias adaptações sejam feitas. Principalmente se você já tentou fazer um curso presencial antes e não obteve os resultados que desejava. “O aluno é o protagonista, então ele não fica dependendo do aval dos professores para realizar as tarefas. Mas caso tenham dúvidas basta entrar em contato com esse professor pelos diversos canais de comunicação, além das aulas que ficam gravadas podendo ser assistidas a qualquer momento do dia”, enfatiza. Conciliar todas as obrigações pode se transformar em uma tarefa praticamente impossível. O fato se agrava quando a distância entre o trabalho e a faculdade é grande ou quando a presença nos dois lugares dentro dos horários impostos é complicada.

Assim sendo, o ensino a distância, além de econômico e flexível, ainda é bastante versátil, uma vez que é possível aplicá-lo fugindo do modelo tradicional da educação, além de possibilitar a muitos a realização de sonhos e a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. No entanto, cabe aos governantes aplicar maior investimento nessa modalidade de ensino, em especial no Ensino Superior, pós-graduação e em cursos profissionalizantes, para que, dessa forma, venham dar oportunidade àqueles que não podem fazer um curso presencial. Segundo Andrade, muitos profissionais de comunicação e educação foram formados em cursos ou em serviço nesses projetos, o que facilitou muitos outros pequenos projetos de iniciativa local ou de instituições nacionais.

A EaD ganhou reconhecimento e credibilidade Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com seus métodos educacionais buscando atingir um público para facilitar a formação com aulas não presenciais. Quando pensamos em cursos de Pós-Graduação e MBA, a Strong possui convênio com a Fundação Getulio Vargas. Com isso os alunos contam com a qualidade e o renome da FGV em seu curso, realizando seus cursos aqui nas instalações da Strong.

A pandemia tornou isso ainda mais forte, pois fez com que muitos conhecessem isso mais de perto. Então, enquanto antes tínhamos aqueles estudantes que não tinham outra opção, senão o online, agora os que chegam a fazer isso porque realmente querem”, comenta. “Quando olhamos para um aluno de curso a distância, nem sempre é aquele que acabou de sair do colégio.