Já se o campo de batalha permite o uso de bandagens, o jogador que gritar “morto” pode chamar “médico”. Aí outro participante realizará a “cura” do atingido e colocará uma faixa branca em um dos braços, o que permite o retorno imediato ao jogo. Sendo assim, praticar o airsoft é uma oportunidade para liberar sua energia, testar suas habilidades estratégicas e vivenciar a emoção de combates simulados. Além disso, é uma atividade social que permite criar laços com outros entusiastas do esporte e compartilhar momentos emocionantes juntos.
– Partida de Airsoft: Simulação de Batalha
É popular entre pessoas de todas as idades e níveis de habilidade e oferece uma experiência emocionante e envolvente para quem gosta de cenários de combate simulados. Em contrapartida, as armas a gás — conhecidas como blowback — e a mola — os modelos spring — podem ter restrições dependendo do local em que a missão tomará conta. Isso acontece por conta da força desses modelos que em alguns casos pode ultrapassar os padrões das armas elétricas e dos equipamentos de proteção citados. O uso dessas armas fora de ambientes especialmente designados representa risco para a segurança da população e pode causar confusões com armas reais, levando a situações perigosas e potencialmente fatais.
SEGURANÇA
A versatilidade e a diversidade do esporte garantem que cada partida seja única e excitante. Antes de iniciar a operação, vocês definem funções específicas para cada membro da equipe, como atiradores de elite, médicos ou membros da equipe de assalto. Com a estratégia em mente, vocês se infiltram silenciosamente na área onde os reféns estão sendo mantidos. À medida que o tempo passa, a equipe adversária tenta retomar a posição, lançando uma ofensiva coordenada.
Tipos de lunetas: conheça os principais e como funcionam
Normalmente, operadores que costumam engajar em longas distâncias utilizam BBs mais pesadas que aqueles que estão em média e curta distância. Por via de regra, os modelos “standard” — que são aqueles tradicionais de fábrica — estão aptos a qualquer partida. A princípio, evite a compra de modelos modificados por outros operadores e nunca deixe de prestar atenção nas regras aplicadas ao jogo. Dependendo da sua AEG, um tiro de curta distância pode causar um ferimento desagradável. Jogadores highlanders — aqueles que são alvejados e não saem do jogo — costumam ser são mal vistos no esporte. Esse tipo de conduta pode inclusive fazer com que alguém seja expulso da equipe, do campo ou até do jogo.
Utilize uma embalagem resistente, preferencialmente a case original do seu equipamento, para acondicionar as partes desmontadas e levar sua airsoft no avião. Então, certifique-se de que não há dúvidas sobre o conteúdo, facilitando a identificação do equipamento de airsoft. Assim que preencher os papéis e responder as perguntas, te conduzirão até a Polícia Federal e ao Raio X de bagagens. Tudo ok nessa parte, a companhia ficará responsável pelos equipamentos, que geralmente vão dentro da cabina do piloto ou em uma espécie de cofre. Provavelmente após esse momento serão feitas algumas perguntas a você e será necessário preencher alguns papéis.
Por essa razão, é preciso ficar atento às regras de engajamento (como distância) e principalmente aos limites aplicados no seu campo. Os modelos a gás na maioria das vezes não causam muita restrição e os modelos a mola normalmente só causam problema quando estão dentro da categoria “sniper”. O operador que não cumprir essas recomendações pode ser expulso ou sofrer algum tipo de sanção, que varia de acordo com a equipe ou organizadores do evento. A personalidade do jogador também é outro fator que pode ser considerado na hora de dividir as equipes. De maneira semelhante às regras, a melhor maneira de organizar a divisão da equipe é antes de a partida começar.
A munição das armas são projeteis de plástico, com 6mm de diâmetro, chamadas de Ball Bearings, ou BB’s. Como as balas não possuem tinta, é o jogador atingido que deve sinalizar aos outros que foi alvejado. Nada mais é do que um jogo de simulação militar, pois o esporte tenta e aproximar o máximo possível das reais operações militares e policiais. Na conquista ao tesouro, os jogadores precisam ser divididos entre três ou quatro grupos. Um objeto qualquer pode ser escolhido para ser o tesouro e deve ser mantido em um local afastado de todos os times, que também precisam estar muito bem separados entre eles.
Por fim, o time vencedor é aquele que possuir mais jogadores vivos até o fim do tempo determinado. Airsoft é uma modalidade esportiva moderna de simulação militar que permite aos jogadores competirem individualmente ou em equipes em uma versão segura de combate. O jogo consiste em uma atividade desportiva de cunho recreativo ou competitivo, onde os competidores airsoft munidos de armas apropriadas disparam pequenas esferas de plástico visando atingir seu oponente… Sim, no Brasil, é considerado crime portar armas de airsoft em locais públicos sem autorização ou fora das condições estabelecidas pela legislação. As armas de airsoft são réplicas de armas de fogo e, por isso, são regulamentadas pelo Estatuto do Desarmamento.
Esses produtos, no entanto, podem ser bem caros, com alguns modelos podendo chegar a quase R$ 5.000,00. O Airsoft surgiu no Japão na década de 1970, como uma alternativa ao paintball para os jogadores que desejavam simular situações de combate com mais realismo. As armas de Airsoft são réplicas externas de armas de fogo reais, mas seu mecanismo interno é diferente. Quando se trata de (uma leitura da) lei federal, é necessário que várias armas importadas de BB e de chumbo tenham pontas laranja fixadas em seus canos. O Airsoft é um jogo de honra e, se você não planeja jogar de forma justa, jamais entre para o esporte.
Essa é uma diferenciação importante, já que elas não se encaixam na categoria simulacro. Todavia, lembre-se de que a comunicação, o planejamento cuidadoso e a colaboração são fundamentais para o sucesso em uma partida de Resgate de Reféns. Algum tempo atrás, para poder comprar uma arma de pressão, era necessário possuir um Certificado de Registro (CR). É necessário apenas comprovar sua idade (é preciso ser maior de 18 anos) e apresentar os documentos RG, CPF e comprovante de residência na loja legalizada em que você realizará sua compra.