Resumo de História em Quadrinhos: Entendendo os Elementos e a Narrativa

Resumo de História em Quadrinhos: Entendendo os Elementos e a Narrativa

Ainda no mesmo ano, Mauricio de Sousa, um dos grandes cartunistas do nosso país, criou as personagens que compõem a Turma da Mônica. A charge surgiu no início do século XX, com o objetivo de formar oposição a governos e impérios. O sentido da palavra charge é “carga”, em francês, e ela é caracterizada pelo exagero, tendo como objetivo satirizar um acontecimento atual. Com objetivo político e social, a charge estimula uma visão crítica e bem-humorada a respeito de acontecimentos do cotidiano. Dessa forma, para interpretar-se bem uma charge, basta estar antenado aos acontecimentos presentes, pois ela sempre fará referência a temas atuais.

Como surgiram as histórias em quadrinhos?

História em quadrinhos é uma história que é contada por meio de quadrinhos. E esse desenho pode estar acompanhado de balões, onde ficam as falas de personagens. Existe todo tipo de HQ, como, por exemplo, de fantasia, de terror e de super-heróis. A história em quadrinhos é um texto narrativo que conta com palavras e imagens dispostas em pequenos quadros nas páginas.

Ver cursos recomendados

É uma arte sequencial, em que os desenhos, dispostos nos quadrinhos, dão informações para que o leitor compreenda a mensagem. Por essa razão é que as HQs são tão populares e atingem crianças em idade pré-escolar, já que a leitura da palavra não é o único recurso para que o leitor entre em contato com o texto. Algumas histórias, inclusive, não utilizam em nenhum momento a linguagem verbal, fato que exige do leitor da imagem atenção aos detalhes dos desenhos, como expressão facial das personagens.

Origens das Histórias em Quadrinhos

Há pouco tempo, o webtoon Tower of God ganhou destaque internacional, e foi feita sua adaptação em anime para serviços de streaming. As histórias em quadrinhos podem ser classificadas de duas formas distintas. Os quadrinhos são legitimados hoje como arte, sendo atribuído a eles o título inteligência artificial de nona arte ou arte sequencial. Assim, as HQs se juntam a outras manifestações artísticas, como música, artes cênicas, pintura, literatura, arquitetura, cinema, televisão, videogames e arte digital. Só para ilustrar o que falei, olha só um exemplo de história em quadrinhos.

O título é Black Ducks (Patos Pretos), o autor é Igor Żakowski e essa HQ originalmente foi publicada em inglês. O gênero ficou muito conhecido nos Estados Unidos, no século XX, por ter sido uma das formas que o país usou para lidar com a Grande Depressão de 1929, com a queda da bolsa da valores. Nessa época, os quadrinhos eram uma forma de entretenimento mais acessível e criava um clima otimista. Em 1992, Maus ganhou o Prêmio Pulitzer de literatura, oferecido a obras jornalísticas.

Seja nas tirinhas de jornais e revistas, seja nos gibis com histórias completas, todos temos referências de personagens como Mafalda, Garfield, Super Homem e Snoopy. Publicadas em formato similar a livros, geralmente com capa dura e lombada quadrada, são normalmente mais extensas do que as tradicionais histórias em quadrinhos. Apresentam trama complexa, com desenvolvimento de personagens e temas mais densos. É considerada, segundo estudos linguísticos, um gênero textual predominantemente narrativo e misto, por contar histórias e abarcar textos verbais e, principalmente, não verbais. Por volta da década de 1930, as tirinhas já publicadas em jornais passaram a ser republicadas em revistas independentes. Como o jornal geralmente era descartado após a leitura, essas revistas cumpriam a função de manter as tirinhas à disposição do público.

Qual a estrutura de uma história em quadrinhos?

É possível também encontrar quadrinhos de terror, crime e suspense, os quais, muitas vezes, apresentam vilões e heróis, mas nem sempre com poderes. Os quadrinhos como os conhecemos hoje nasceram com o uso e expansão da imprensa, pois, pelos jornais, as primeiras tirinhas foram publicadas e consumidas pelos leitores. Esse fato garantiu ao gênero uma inserção no consumo cultural, mas, por outro lado, limitava suas publicações, pois os autores dependiam do jornal.

Mesmo com nomes diferentes, as histórias em quadrinhos fazem sucesso no mundo todo. Por conta disso, existem várias personagens com nomes interessantes, como é o caso da Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, em 1964. Atualmente, ocorrem muitos eventos, a nível mundial, destinados ao desenvolvimento ou a novas criações de personagens de histórias em quadrinhos. Esse é o caso da Comic Con, evento mundial que contempla a indústria de videogames e HQs. As histórias em quadrinhos tornaram-se um dos gêneros mais lidos em todo o mundo, passando por diversas adaptações para o cinema.

Vamos ter a possibilidade onde a palavra, o texto, ele é mais importante é do que a imagem. Hoje, artistas da nova geração dos quadrinhos fazem sucesso e atingem cada vez mais públicos. Com a internet e as redes sociais, os artistas conseguem publicar e divulgar suas HQs, desenhos e tirinhas para um número considerável de pessoas. Artistas como Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Coutinho, Rafael Grampá, Marcelo e Magno Costa são nomes importantes dos quadrinhos atuais. Na década de 1960 os quadrinhos de super heróis se consolidaram e nos anos 1970 surgiram os quadrinhos underground.

As histórias em quadrinhos podem ser vistas como revistas ou em jornais, no formato de tirinhas. As histórias em quadrinhos, conhecidas também como HQs, são uma forma de narrativa que combina texto e imagens para contar uma história. Com sua linguagem visual e narrativa única, as HQs têm sido uma parte significativa da cultura popular por décadas, cativando pessoas de todas as idades ao redor do mundo. As graphic novels são obras de arte literárias que combinam narrativa visual e textual para contar histórias complexas e profundas.

Então a imagem está falando uma coisa e o texto está falando outra, é uma possibilidade também. Para fechar, vamos ver como que podemos utilizar esse texto como imagem, então o texto vai estar inserido na imagem. Foi também nos anos 1940 que as HQs começaram a se voltar também para o público adulto. As crianças, que sempre gostaram das histórias, cresceram e continuaram com o hábito da leitura, por isso essa popularização entre os adultos. Desempenham um papel fundamental na narrativa, contando a história de maneira visual e dinâmica. Mais atualmente, pode-se referir ainda à HQ Daytripper, criada pelos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, e que chegou a receber o Prêmio Eisner, em 2011.

Além dos Estados Unidos, países como França, Japão e Bélgica também têm tradições distintas e influentes em quadrinhos, produzindo obras que variam de romances gráficos sofisticados a mangás altamente estilizados. Essas histórias, de linguagem acessível, abordavam criticamente as injustiças sociais da época, lançando luz sobre questões prementes da sociedade da época por meio de um formato cativante e visualmente atrativo. No segundo quadro, ele está pegando a fruta e no terceiro quadro comendo. Inclusive uma sequência de ação a ação, cada quadro é uma ação e é um exemplo de três quadros funcionando. Não necessariamente precisa ter um começo, meio e fim tão fechado, igual quando temos em uma tirinha aqui. Isso aqui é um tipo de exemplo que funciona para o que vamos fazer aqui nesse vídeo também.