Episódios dos mais diversos estão sujeitos a acontecer todos os dias conosco, eles vêm mesmo sem avisar. Para obter direito a esses e mais benefícios, é fundamental ter a sua contribuição DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) paga em dia, mês a mês. Para empresas que estão começando e pequenos empreendedores, esse valor é suficiente.
As vantagens de ser MEI valem a pena?
O MEI abrange diversas profissões, como artesãos, cabeleireiros, costureiras, eletricistas, encanadores, manicures, pedreiros, vendedores de produtos online, entre outros. Além, inclusive, de não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O único custo que o MEI deve arcar é a contribuição mensal referente à modalidade Simples Nacional, que também é bem abaixo das outras categorias. Isso dá mais segurança para o autônomo, caso ele fique doente e incapacitado de trabalhar até se recuperar. Ao contribuir com os custos mensais do MEI, você estará pagando 5% de um salário mínimo para a previdência social.
Inclusão de mulheres diversas na contabilidade
Por isso, a legislação que rege o MEI é menos complexa e exige menos obrigações acessórias em comparação a outros tipos de empresas. O tempo economizado no processo de formalização pode ser investido no planejamento e desenvolvimento de estratégias de marketing, na busca por fornecedores e na construção de um relacionamento sólido com os clientes. Com o CNPJ do MEI, é possível abrir conta bancária empresarial, obter crédito e financiamentos com condições especiais exclusivas para Pessoa Jurídica. Se este for o seu caso e o custo for o único impecílio para você se formalizar como Microempreendedor Individual, vale pensar nisso como um investimento em seu futuro – e no de sua família também. Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.
Crie sua conta MEI gratuita do Inter
Isso porque um dos tributos incluídos no DAS MEI é justamente a contribuição do INSS, que garante acesso aos benefícios previdenciários. Para isso, basta entrar no site e emitir a guia DAS mensalmente para fazer a contribuição. Os valores são fixos e têm como referência o salário mínimo, podendo mudar ano a ano. Uma das obrigações tributárias do MEI é efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Apesar de ser obrigatório, o custo desse imposto é relativamente mais baixo quando comparado aos outros tipos de empresas, sendo uma das vantagens de se tornar MEI. Temos um time completo e muito competente de contadores, que estão sempre disponíveis para tirar todas as dúvidas dos nossos clientes e ajudar em qualquer demanda.
Por exemplo, a emissão de nota fiscal só é obrigatória quando o MEI vende produtos ou serviços para empresas. Essa vantagem é especialmente relevante para pequenos empreendedores que, antes da criação da categoria MEI, atuavam na informalidade e não tinham acesso a esses benefícios previdenciários. A formalização como MEI permite que esses trabalhadores garantam sua segurança e a de sua família, proporcionando maior estabilidade e tranquilidade para enfrentar os desafios do empreendedorismo. Uma das principais vantagens de ser MEI é a redução da burocracia na abertura e manutenção do negócio. O processo de formalização é rápido, gratuito e pode ser feito online através do portal do empreendedor.
Dessa forma, fica difícil expandir os negócios e empreender mais, sendo necessário fazer a adequação de categoria. Por isso, aqueles que desejarem se formalizar precisam apenas ter vontade, criatividade e persistência para que sua ideia dê certo. Na hora de fazer o cadastro, será obrigatório a concretização de um número de CNPJ. Todas as normas, regulamentos e a lei que criou essa categoria, inclusive, podem ser consultadas acessando o Portal do Empreendedor, clicando neste link.
Outra vantagem é que o MEI pode obter linhas de crédito específicas, com juros mais baixos. Dessa forma, dá para investir no seu negócio e fazer com que ele cresça mais rápido. A abertura do MEI é feita pelo Portal do Empreendedor, uma plataforma do Governo Federal. No momento do cadastro não é cobrado nenhum valor, basta estar com os seus documentos pessoais em mãos para preencher o cadastro na plataforma.
O acesso a programas de capacitação e apoio ao empreendedor, como o Sebrae, e a possibilidade de participar de licitações e vender para órgãos públicos são vantagens relevantes de ser MEI. A categoria MEI também possibilita ao empreendedor participar de licitações microempreendedor individual e vender para órgãos públicos, ampliando suas possibilidades de atuação e abrindo novas oportunidades de negócio. Porém, mesmo com essas obrigações, a carga tributária do MEI é consideravelmente menor quando comparada à de outros tipos de empresas.
A regularização e o pagamento de uma menor quantidade de impostos são aspectos fundamentais para o sucesso e crescimento de um negócio. A formalização do empreendimento garante a legalidade das operações, protege o empresário de penalidades e possibilita uma maior credibilidade junto a fornecedores, clientes e parceiros comerciais. Portanto, o cadastro pode oferecer mais facilidade para a prospecção de clientes e prestação de serviços, devido à segurança e credibilidade de ter um CNPJ e poder emitir notas fiscais. Ao cadastrar o seu CNPJ pela categoria MEI, você terá acesso à emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) pela cidade em que você estabeleceu o vínculo.
Esse é um benefício para os pequenos negócios, por transmite mais segurança para os clientes e garante a transparência das transações. No entanto, se por um lado é possível ter acesso a diversos benefícios, por outro, é preciso estar atento às desvantagens. Afinal, há algumas regras que devem ser seguidas e alguns pontos que podem ser negativos, dependendo das características da sua empresa. Para fazer o lançamento da nota fiscal você vai precisar de um Certificado Digital, que pode ser emitido dentro do ERP do Bling que ainda permite a emissão dos documentos e a gestão de todo o negócio. Além das outras vantagens, o microempreendedor individual também tem a possibilidade de trabalhar em regime CLT, com carteira assinada, ao mesmo tempo em que empreende no seu negócio. Quando um empresário faz o cadastro como MEI, ele já passa a contribuir mensalmente com os impostos da categoria através do pagamento do DAS.
Assim, se você precisar fazer investimentos na sua empresa, não terá dificuldades para contratar linhas de crédito, que, inclusive, podem oferecer juros reduzidos para o microempreendedor individual. Esse modelo de empresa foi criado pelo governo em 2006 com o objetivo de facilitar a formalização de trabalhadores autônomos, independentes e pequenos empreendedores. Se você tem um negócio próprio ou atua como autônomo e quer se formalizar, certamente já se pegou refletindo sobre as vantagens de ser MEI.
Essa isenção contribui para a redução dos custos do negócio, tornando-se uma vantagem importante para o MEI. A formalização como MEI também contribui para a construção de um histórico de crédito e para a melhoria do score de crédito do empreendedor. Isso ocorre porque o MEI possui um CNPJ, o que facilita a comprovação de renda e a análise de crédito por parte das instituições financeiras.