Quais são os perigos em fazer compras online?

Quais são os perigos em fazer compras online?

Apenas neste ano, 13,2 milhões de pessoas compraram pela primeira vez na internet, um número sem precedentes para o comércio eletrônico nacional. Em 2020, o faturamento do comércio virtual foi de R$ 81 bilhões, segundo a Ebit Nielsen. O comércio virtual representou uma revolução para o varejo, pois permitiu que empresas vendessem sem barreiras geográficas. Isto é, por meio da internet, uma companhia pode comercializar os seus produtos para pessoas de todo o país ou do mundo. Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 78% dos consumidores têm o hábito de abandonar o carrinho nos e-commerces.

Por tudo isso, podemos dizer que o comércio virtual é uma ótima escolha para novos empreendedores, afinal, este é um mercado que guarda muitas oportunidades. Dados da SmartHint mostram que o Ecommerce brasileiro teve um aumento de faturamento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022. E, de acordo com o The Global Payments Report 2022, o Ecommerce brasileiro terá um crescimento anual de 18% até 2025. Para escolher um canal de vendas próprio, é preciso conhecer a sua persona e o seu nicho de mercado.

As fotos também devem ser redimensionáveis para que o visitante possa ampliar para um uma melhor visão dos detalhes. Você precisa planejar isso desde o início, tirando fotos de alta qualidade e dimensionando-as. Não há nada pior do que clicar em um link para ver uma versão maior, e o pop-up revelar a mesma imagem (ou – pior – um menor).

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Vale lembrar, também, que sites confiáveis apresentam certificado de segurança, simbolizado por um cadeado na barra de endereço. Esse é um KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de desempenho, em português) bastante importante, uma vez que possibilita fazer projeções sobre o número de acessos e vendas. A Nuvemshop, por exemplo, oferece esse benefício para todas as lojas que usam a plataforma, além de contar com uma tecnologia de estabilidade do servidor, que permite que os e-commerces fiquem no ar durante 99,9% do ano. Essa desconfiança pode ser driblada a partir do fortalecimento da imagem da marca em um processo que chamamos de branding. Portanto, ter uma marca associada a esse tipo de problema pode ter um impacto negativo nas vendas. Descubra o que é a Matriz Ansoff e como aplicar essa ferramenta para avaliar e identificar as melhores estratégias de crescimento para o seu empreendimento.

Quais são os problemas das compras virtuais?

De acordo com a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, os pagamentos com cartões cresceram mais 17% no primeiro trimestre de 2021. Segundo a associação, essa porcentagem representa mais de R$ 558 bilhões em vendas. É possível dizer que os desafios do e-commerce estão totalmente relacionados ao que os consumidores esperam que seja entregue pelas empresas desse setor.

Neste caso, é importante investir tempo e estar sempre disposto a responder às dúvidas dos clientes. Uma conferida nas redes sociais também pode ajudar nesse sentido, identificando as principais reclamações. Como, por exemplo, canais de atendimento expostos e fáceis de identificar, CNPJ na página inicial e utilização de protocolos de segurança durante a navegação (o famoso HTTPS). Por isso, é fundamental que você tenha um site personalizado, Cupom Amazon Celular com as características da empresa, sua identidade visual, selos de segurança e tudo que for necessário para quebrar objeções e evitar abandono de carrinho nas compras online. Para resolver esse problema, é fundamental que você tenha o checkout transparente e faça parcerias com gateways de pagamento renomados no mercado. Além disso, deixe os selos de segurança bem visíveis para que o cliente não fique receoso de comprar o seu produto.

Se atualizar quanto às novas opções de pagamento

O modelo B2B abrange todas as relações de compra e venda que acontecem entre empresas. Sendo assim, o foco desse tipo de negócio são as pessoas jurídicas, e não as pessoas físicas. A ferramenta mais popular para este tipo de análise é o Google Analytics – que é gratuito, a propósito –, mas existem muitas outras. Marketplaces, por exemplo, oferecem relatórios sobre seus produtos mais vendidos e redes sociais também têm relatórios demográficos bem detalhados.

Hábil em redação, blogs, segurança na internet, mídia social e segurança cibernética. Kaliane Trindade é formada em jornalismo pela UVA e atua como analista de conteúdo no Ecommerce na Prática. As aulas foram criadas com base em nossa metodologia exclusiva, além de nossas décadas de experiência dentro do segmento de Ecommerce.

Foto de baixa qualidade

Todos são inerentes aos consumidores devendo ser respeitados pelos fornecedores de produtos ou serviços. Porém, também representa um aumento no risco de ser vítima de golpes e sofrer prejuízos financeiros, o que exige ainda mais conhecimento da legislação e sobre os seus direitos no ambiente virtual. As compras online são transações comerciais que acontecem na internet, seja por meio das redes sociais, marketplaces ou lojas virtuais próprias. As compras online podem acontecer entre uma empresa e um cliente –  ou entre duas empresas – e envolver a compra de itens únicos, no varejo, ou vários itens ao mesmo tempo, no atacado. A pesquisa apresentada buscou demonstrar exatamente quais os riscos que os consumidores enfrentam bem como os seus direitos básicos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor e pela nossa Constituição Federal.